Responsive image
Responsive image

Educação Infantil


Na Educação Infantil, a aprendizagem se dá, principalmente, por meio de vivências. Por isso, o cotidiano escolar é aberto às formas de agir das crianças, bem como aos seus desejos e às suas iniciativas, sem que se perca de vista os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada faixa etária.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Sala Multimídia: voltada à interação com o meio digital, ela oferta aos educandos o acesso a plataformas que favorecem uma aprendizagem significativa.
Sala de Matemática: idealizada para que as crianças imerjam, de forma lúdica, no universo da disciplina, a Sala dispõe de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos.
Sala de Linguagens: repleta de estímulos auditivos e visuais, além de elementos convidativos à interação, esse espaço propicia o aprendizado de uma nova língua.
Cozinha Experimental: destinado à vivencia de experiências, esse ambiente oportuniza que o conhecimento matemático e linguístico se dê de forma prazerosa e interativa.
Sala do Movimento: pensada para contribuir com o desenvolvimento motor dos educandos, conta com parede de escalada, tirolesa, blocos de espuma e muito mais.
Sala de Música: voltada ao desenvolvimento da atenção, da concentração, da criatividade e do ritmo, ela oportuniza que as crianças explorem diversos sons.
Bosque: favorecendo o contato com a natureza, ele permite que as crianças descubram e se encantem com a diversidade de elementos que a compõem.

Ensino Fundamental I


Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a inovação e a tecnologia são meios através dos quais os educandos constroem sólidos conhecimentos e ampliam sua visão de mundo. Para isso, a equipe pedagógica não deixa de voltar a eles um olhar individualizado.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Laboratório de Biologia: propício à experimentação, ele favorece que a aprendizagem ocorra por meio da observação, da investigação e do levantamento de hipóteses.
Biblioteca: destinado a estreitar o contato com a leitura e a cultura, esse espaço escolar instiga as crianças a tornarem-se cidadãs autônomas e críticas.
Sala de Música: voltada à sensibilização e à expressão musical, ela permite que os educandos aprendam a apreciar, a reproduzir e a criar sonoridades.
Sala Conecta: idealizada para que o aprendizado se dê de forma interdisciplinar, estimulando o protagonismo das crianças através do uso das ferramentas tecnológicas, é equipada com computadores, tablets e óculos de realidade virtual.
Teatro Thiago de Mello: propício à ampliação do contato com a cultura, esse ambiente escolar também oportuniza às crianças o protagonismo, sediando apresentações e comemorações norteadas pela multidisciplinaridade.
Ginásio, Piscina e Quadra poliesportiva: convidativos à prática esportiva e à interação social, tais espaços estimulam as inteligências - cinestésica, corporal e social.

Ensino Fundamental II


Nos anos finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento das diferentes habilidades e competências é norteado pelo protagonismo estudantil. Para isso, os educandos são estimulados à criação e à expressão.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Sala Conecta: pensado para que os estudantes possam interagir, por meio de diferentes suportes, com as mais diversas plataformas digitais, esse espaço favorece o acesso e a disseminação de informações; a construção e a socialização do conhecimento; e a análise e a resolução de problemas.
Biblioteca: dispondo de um vasto acervo de livros e periódicos, ela propicia o acesso, a valorização e o uso de conhecimentos historicamente construídos, a fim de que os educandos possam compreender e intervir na realidade.
Laboratórios de Biologia, Física e Química: voltados à investigação, à elaboração de hipóteses e à resolução de problemas, tais ambientes permitem construir, na prática, saberes relativos às diferentes disciplinas.
Ginásio, Piscina e Quadra poliesportiva: dedicados às atividades esportivas, possibilita o reconhecimento das linguagens corporais, além de competências sociais.
Curso de Língua Inglesa: ministrado pela equipe pedagógica do Ibeu, complementarmente à escolaridade, visa à fluência no idioma.

Ensino Médio


No Ensino Médio, a adoção de metodologias inovadoras fomenta o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação integral do estudante, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Laboratórios de Biologia, Física e Química: destinados à realização de aulas práticas, tais espaços inserem a pesquisa científica no cotidiano escolar.
Sala Conecta: pensada para que os estudantes possam interagir, por meio de diferentes suportes, com as mais diversas plataformas digitais, favorece o acesso e a disseminação de informações; a construção e a socialização do conhecimento; e a análise e a resolução de problemas.
Biblioteca: dispondo de um vasto acervo de livros e periódicos, esse ambiente propicia o acesso, a valorização e o uso de conhecimentos historicamente construídos, a fim de que os educandos possam compreender e intervir na realidade.
Aulas de campo: voltadas ao aprimoramento dos saberes, elas oportunizam que os estudantes visitem, com finalidade pedagógica, espaços como museus e reservas ecológicas.
Aulões multidisciplinares: dedicados a correlacionar saberes relativos às diferentes áreas do conhecimento, eles possibilitam que os estudantes reflitam sobre o presente.

Integral


Uma opção voltada às crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, o Integral Notre Dame oferece, no turno inverso ao ensino regular, atividades que contribuem progressiva e sistematicamente para o desenvolvimento cognitivo, criativo, psicomotor e social dos seus educandos.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Medidas de segurança


Entre as medidas adotadas pelo Colégio Notre Dame Recreio visando à segurança de seus estudantes, estão:
- O monitoramento automatizado de entrada e saída da instituição de ensino.
- O monitoramento pessoal do acesso à escola.
- O videomonitoramento das instalações.
- O uso obrigatório do uniforme escolar.
- O seguro escolar conveniado.

Fomento à arte, à cultura, aos esportes e a religiosidade


Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

- Espetáculos e homenagens.
- Coroação de Maria.
- Feira Cultural.
- Olimpíada Estudantil.
- Simpósio Profissional do Ensino Médio.
- Dia ND.

- Atividades Extracurriculares.
- Festa da Família.
- Encontros de Formação.
- Ações Solidárias.
- “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável”.