REDE DE EDUCAÇÃO NOTRE DAME

Colocar-se no lugar do outro é, indubitavelmente, uma virtude capaz de estabelecer algumas das mais transformadoras conexões que experimentamos. Essa é a lição ensinada a todos nós pelo presente. E essa é, também, aquela que precisamos recordar para que construamos o futuro almejado. Por isso, a empatia é o valor que a Rede de Educação Notre Dame busca enaltecer nas relações afetivas e solidárias que tecem o cotidiano escolar. Assim, mais que aprendizado, compromete-se com o fomento ao conhecimento capaz de transformar vidas e, consequentemente, o mundo: um saber que extrapola letras, números, dados, gráficos, datas... pois se dá no desprendido lançar-se ao encontro do outro.

Educação Infantil


Responsive image
Responsive image

Tendo a comunicação e o respeito como pressupostos, a Educação Infantil estimula, através do método sociointeracionista, o desenvolvimento de capacidades afetivas, cognitivas, expressivas e motoras. Seus espaços pedagógicos favorecem, ainda, a compreensão de quão vasto e rico é o mundo.

Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:

Projeto Mão na Massa: favorecendo o protagonismo infantil, oportuniza o desenvolvimento das habilidades artísticas, bem como o aprimoramento da consciência corporal e da coordenação motora.
Projeto Cientista Mirim: propondo a realização de pesquisas, desperta a curiosidade e o desejo por explorar o mundo.
Educação Financeira: apropriando-se da literatura infantil, introduz conceitos relacionados à sustentabilidade financeira.
Parque Aquático: estimulando o lazer e a interação, contribui com o desenvolvimento de habilidades motoras e socioemocionais.
Cozinha Experimental: possibilitando a descoberta de cores, sabores e texturas, sedia atividades que exploram os mais diferentes campos de experiência, além de estimular a construção de hábitos alimentares saudáveis.
Musicalização: exercitando a sensibilidade, promove o contato com o mundo musical, favorece a concentração e fomenta o entendimento acerca das potencialidades do corpo humano.
Projeto de Leitura: incentivando o apreço pelo universo literário, além da experiência da fantasia e imaginação, propicia o desenvolvimento das habilidades expressivas.
Projeto Lixo Zero: promovendo a construção de saberes acerca do descarte correto de resíduos, conscientiza para a preservação do meio ambiente.

Ensino Fundamental I


Responsive image
Responsive image

Visando a uma aprendizagem significativa, a proposta pedagógica voltada aos anos iniciais do Ensino Fundamental incentiva os educandos a vivenciarem os conteúdos programáticos, de modo que a sua compreensão e assimilação se deem de forma dinâmica.

Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:

Salas Temáticas: voltando-se às diferentes áreas do conhecimento, contribuem para que as crianças construam e relacionem saberes.
Projeto Cientista Mirim: propondo a realização de pesquisas, desperta a curiosidade e o desejo por explorar o mundo.
Educação para o Pensar: priorizando a formação cidadã dos educandos, fomenta a habilidade de analisar criticamente as situações, propondo soluções criativas às problemáticas identificadas.
Projeto Pequenos e Grandes Pintores: encorajando os estudantes a produzirem releituras e a expressarem-se artisticamente, favorece a experiência da ludicidade e apura a percepção.
Biblioteca: permitindo que a criança amplie a sua visão de mundo, através da literatura, possibilita o aprofundamento dos saberes.
Tarefa Feita: contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, por meio do protagonismo na execução dos deveres, promove a fixação do conhecimento.
Educação Ecológica: perpassando a construção de aprendizados, promove a responsabilidade para com as mais diversas manifestações da vida.

Ensino Fundamental II


Responsive image
Responsive image

Aliando as competências estimuladas pelos diversos componentes curriculares, por meio da multidisciplinaridade, os anos finais do Ensino Fundamental propiciam que os estudantes experienciem a liderança e o protagonismo, instigando a curiosidade e a reflexão.

Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:

Espaço Mão na Massa: promovendo o trabalho colaborativo, favorece a construção de conhecimentos diversos, por meio de atividades práticas e dinâmicas.
Laboratório de Informática: possibilitando o acesso a plataformas digitais, propicia que os saberes sejam aprofundados, graças a atividades lúdicas e pesquisas.
Ginásio Poliesportivo e Quadras de Esporte: sediando práticas esportivas, promove a saúde e proporciona descontraídos momentos de socialização.
Cozinha Experimental: sediando práticas lúdicas e prazerosas, contribui para a conscientização acerca da importância de manter uma dieta equilibrada.
Laboratório de Ciências: possibilitando, por meio de experimentos, a observação dos conceitos e fenômenos estudados, colabora para o seu entendimento.
Sala de Convivência: favorecendo o convívio e a socialização, possibilita o compartilhamento de vivências e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Sala Multiuso: transcendendo a sala de aula, estimula o desenvolvimento da criatividade, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos construídos.
Biblioteca: permitindo que o estudante amplie a sua visão de mundo, através da literatura e da pesquisa, possibilita o aprofundamento dos saberes.

Ensino Médio


Responsive image
Responsive image

Preocupando-se em fortalecer saberes essenciais à vida em sociedade, além de prezar pela excelência acadêmica, o Ensino Médio instiga o amadurecimento das habilidades socioemocionais e o desenvolvimento do pensamento crítico, sem deixar de estimular os jovens a refletirem acerca do próprio futuro.

Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:

Espaço Mão na Massa (Maker): promovendo o trabalho colaborativo, favorece a construção de conhecimentos diversos, por meio de atividades práticas e dinâmicas.
Laboratórios de Química, Física e Biologia: possibilitando, por meio de experimentos, a observação dos conceitos e fenômenos estudados, colabora para o seu entendimento.
Sala de Convivência: favorecendo o convívio e a socialização, possibilita o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Biblioteca: facilitando o acesso a livros e periódicos, oportuniza que o estudante amplie a sua visão de mundo e aprofunde saberes relativos às diferentes áreas do conhecimento.
Ginásio Poliesportivo e Quadras de Esporte: sediando práticas esportivas, promove a saúde e proporciona descontraídos momentos de socialização.
Sala Multiuso: transcendendo a sala de aula, estimula o desenvolvimento da criatividade, permitindo que os educandos apliquem os conhecimentos construídos.

Integral


Responsive image
Responsive image

Voltado a estudantes matriculados em toda a Educação Infantil e do 1º ao 7º Ano do Ensino Fundamental, o Integral Notre Dame oferece, no turno inverso à escolaridade, atividades esportivas, aulas de língua inglesa, oficinas artísticas e práticas culinárias, além de programação lúdica e orientação para o estudo.

Responsive image

Medidas de segurança


Entre as medidas adotadas pelo Colégio Notre Dame Brasília visando à segurança de seus estudantes, estão:

• O monitoramento automatizado de entrada e saída da instituição de ensino.
• A identificação obrigatória para acessar a escola.
• videomonitoramento das instalações.
• O uso obrigatório do uniforme escolar.

Fomento à arte, à cultura, aos esportes e à religiosidade


Responsive image
Responsive image
Responsive image

• Ações Solidárias.
• Atividades Extracurriculares Artísticas e Esportivas.
• Projeto Colcha Literária.

• Semana Diversificada.
• Exposição de Artes.
• Projeto LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável.

Este site utiliza cookies para oferecer a você uma experiência mais personalizada de navegação. Para saber mais sobre cookies utilizados, acesse nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.