Colocar-se no lugar do outro é, indubitavelmente, uma virtude capaz de estabelecer algumas das mais transformadoras conexões que experimentamos. Essa é a lição ensinada a todos nós pelo presente. E essa é, também, aquela que precisamos recordar para que construamos o futuro almejado. Por isso, a empatia é o valor que a Rede de Educação Notre Dame busca enaltecer nas relações afetivas e solidárias que tecem o cotidiano escolar. Assim, mais que aprendizado, compromete-se com o fomento ao conhecimento capaz de transformar vidas e, consequentemente, o mundo: um saber que extrapola letras, números, dados, gráficos, datas... pois se dá no desprendido lançar-se ao encontro do outro.
Tendo a comunicação e o respeito como pressupostos, a Educação Infantil estimula, através do método sociointeracionista, o desenvolvimento de capacidades afetivas, cognitivas, expressivas e motoras. Seus espaços pedagógicos favorecem, ainda, a compreensão de quão vasto e rico é o mundo.
Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Projeto Mão na Massa: favorecendo o protagonismo infantil, oportuniza o desenvolvimento das habilidades artísticas, bem como o aprimoramento da consciência corporal e da coordenação motora.
Projeto Cientista Mirim: propondo a realização de pesquisas, desperta a curiosidade e o desejo por explorar o mundo.
Educação Financeira: apropriando-se da literatura infantil, introduz conceitos relacionados à sustentabilidade financeira.
Parque Aquático: estimulando o lazer e a interação, contribui com o desenvolvimento de habilidades motoras e socioemocionais.
Cozinha Experimental: possibilitando a descoberta de cores, sabores e texturas, sedia atividades que exploram os mais diferentes campos de experiência, além de estimular a construção de hábitos alimentares saudáveis.
Musicalização: exercitando a sensibilidade, promove o contato com o mundo musical, favorece a concentração e fomenta o entendimento acerca das potencialidades do corpo humano.
Projeto de Leitura: incentivando o apreço pelo universo literário, além da experiência da fantasia e imaginação, propicia o desenvolvimento das habilidades expressivas.
Projeto Lixo Zero: promovendo a construção de saberes acerca do descarte correto de resíduos, conscientiza para a preservação do meio ambiente.
Visando a uma aprendizagem significativa, a proposta pedagógica voltada aos anos iniciais do Ensino Fundamental incentiva os educandos a vivenciarem os conteúdos programáticos, de modo que a sua compreensão e assimilação se deem de forma dinâmica.
Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Salas Temáticas: voltando-se às diferentes áreas do conhecimento, contribuem para que as crianças construam e relacionem saberes.
Projeto Cientista Mirim: propondo a realização de pesquisas, desperta a curiosidade e o desejo por explorar o mundo.
Educação para o Pensar: priorizando a formação cidadã dos educandos, fomenta a habilidade de analisar criticamente as situações, propondo soluções criativas às problemáticas identificadas.
Projeto Pequenos e Grandes Pintores: encorajando os estudantes a produzirem releituras e a expressarem-se artisticamente, favorece a experiência da ludicidade e apura a percepção.
Biblioteca: permitindo que a criança amplie a sua visão de mundo, através da literatura, possibilita o aprofundamento dos saberes.
Tarefa Feita: contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, por meio do protagonismo na execução dos deveres, promove a fixação do conhecimento.
Educação Ecológica: perpassando a construção de aprendizados, promove a responsabilidade para com as mais diversas manifestações da vida.
Aliando as competências estimuladas pelos diversos componentes curriculares, por meio da multidisciplinaridade, os anos finais do Ensino Fundamental propiciam que os estudantes experienciem a liderança e o protagonismo, instigando a curiosidade e a reflexão.
Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Espaço Mão na Massa: promovendo o trabalho colaborativo, favorece a construção de conhecimentos diversos, por meio de atividades práticas e dinâmicas.
Laboratório de Informática: possibilitando o acesso a plataformas digitais, propicia que os saberes sejam aprofundados, graças a atividades lúdicas e pesquisas.
Ginásio Poliesportivo e Quadras de Esporte: sediando práticas esportivas, promove a saúde e proporciona descontraídos momentos de socialização.
Cozinha Experimental: sediando práticas lúdicas e prazerosas, contribui para a conscientização acerca da importância de manter uma dieta equilibrada.
Laboratório de Ciências: possibilitando, por meio de experimentos, a observação dos conceitos e fenômenos estudados, colabora para o seu entendimento.
Sala de Convivência: favorecendo o convívio e a socialização, possibilita o compartilhamento de vivências e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Sala Multiuso: transcendendo a sala de aula, estimula o desenvolvimento da criatividade, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos construídos.
Biblioteca: permitindo que o estudante amplie a sua visão de mundo, através da literatura e da pesquisa, possibilita o aprofundamento dos saberes.
Preocupando-se em fortalecer saberes essenciais à vida em sociedade, além de prezar pela excelência acadêmica, o Ensino Médio instiga o amadurecimento das habilidades socioemocionais e o desenvolvimento do pensamento crítico, sem deixar de estimular os jovens a refletirem acerca do próprio futuro.
Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Espaço Mão na Massa (Maker): promovendo o trabalho colaborativo, favorece a construção de conhecimentos diversos, por meio de atividades práticas e dinâmicas.
Laboratórios de Química, Física e Biologia: possibilitando, por meio de experimentos, a observação dos conceitos e fenômenos estudados, colabora para o seu entendimento.
Sala de Convivência: favorecendo o convívio e a socialização, possibilita o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Biblioteca: facilitando o acesso a livros e periódicos, oportuniza que o estudante amplie a sua visão de mundo e aprofunde saberes relativos às diferentes áreas do conhecimento.
Ginásio Poliesportivo e Quadras de Esporte: sediando práticas esportivas, promove a saúde e proporciona descontraídos momentos de socialização.
Sala Multiuso: transcendendo a sala de aula, estimula o desenvolvimento da criatividade, permitindo que os educandos apliquem os conhecimentos construídos.
Voltado a estudantes matriculados em toda a Educação Infantil e do 1º ao 7º Ano do Ensino Fundamental, o Integral Notre Dame oferece, no turno inverso à escolaridade, atividades esportivas, aulas de língua inglesa, oficinas artísticas e práticas culinárias, além de programação lúdica e orientação para o estudo.
Comprometida em contribuir para que os educandos desenvolvam as habilidades exigidas pelo seu próprio tempo, a Rede de Educação Notre Dame oferta um currículo de educação bilíngue às crianças matriculadas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Oferecida por meio de parceria com o Be - Bilingual Education, a proposta pedagógica visa formar estudantes com repertório cultural amplo, além de fluentes e proficientes em duas línguas de instrução. Para tanto, compreende um conteúdo disciplinar completo e compatível com os parâmetros internacionais de educação, o qual será explorado em períodos ministrados inteiramente em inglês, a partir de material didático com a chancela da marca National Geographic.
Entre as medidas adotadas pelo Colégio Notre Dame Brasília visando à segurança de seus estudantes, estão:
• O monitoramento automatizado de entrada e saída da instituição de ensino.
• A identificação obrigatória para acessar a escola.
• videomonitoramento das instalações.
• O uso obrigatório do uniforme escolar.
• Ações Solidárias.
• Atividades Extracurriculares Artísticas e Esportivas.
• Projeto Colcha Literária.
• Semana Diversificada.
• Exposição de Artes.
• Projeto LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável.