Responsive image
Responsive image

Educação Infantil


Norteada pela metodologia de projetos, a proposta pedagógica convida o educando a participar ativamente da aprendizagem. Afinal, aprimorando as competências preconizadas para a faixa etária, as crianças são envolvidas em estudos definidos de acordo com seus focos de interesse.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Parque infantil com trilhas psicomotoras: favorece o brincar e a interação social, além de estimular o desenvolvimento motor amplo, o equilíbrio, a coordenação e a atenção;
Horta escolar: propicia atividades de investigação, aguçando a curiosidade e instigando a percepção de texturas, cheiros e cores, além do contato cuidadoso com a natureza;
Brinquedoteca: proporciona momentos de socialização e descontração que, pautados na imaginação, permitem que a criança elabore situações presentes no seu dia a dia;
Biblioteca infantil: instiga, por meio de contações de histórias e do empréstimo de obras literárias, a imaginação e o gosto pela leitura;
Sala multimeios e laboratório portátil de tablets: possibilitam o acesso a jogos e vídeos educativos, aproveitando o potencial dos dispositivos tecnológicos;
Cozinha escolar: fomenta a percepção de sabores e texturas, ressaltando a importância da alimentação saudável;
Painéis de arte: estimulam a expressão artística de forma ampla, possibilitando que o educando expanda a sua criatividade para além das folhas de papel.

Ensino Fundamental I


Aliando a construção do conhecimento ao aprofundamento dos valores humanos, essa etapa de ensino adota uma metodologia dinâmica de aprendizagem, marcada por projetos de alfabetização e sequências pedagógicas, com a inclusão gradativa de materiais didáticos.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Espaço de alfabetização: de uso exclusivo dos educandos matriculados no 1º Ano, favorece o encantamento pelo mundo da escrita, da leitura e dos números;
Laboratórios de Química, Física e Biologia: propiciam uma aprendizagem dinâmica, participativa e investigativa, possibilitando a observação dos fenômenos aprendidos em sala de aula;
Sala multimeios e laboratório portátil de tablets: despertam o interesse pela pesquisa, dispondo de recursos tecnológicos adequados aos processos de ensino e de aprendizagem;
Biblioteca: estimula a leitura e a pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e linguístico da criança;
Horta escolar: promove o contato com a natureza e a conscientização ecológica, possibilitando a realização de atividades exploratórias;
Sala de artes: instiga a criatividade e a expressão artística, por meio da realização de atividades de pintura e construção;
Cozinha escolar: colabora para o desenvolvimento das noções peso e quantidade, para o conhecimento prático das unidades de medida, das formas e das texturas, além da visualização dos tipos de mistura.

Ensino Fundamental II


Pautada por projetos de iniciação científica e fomento ao empreendedorismo, a construção de saberes estimula o trabalho em equipe, a criatividade, a socialização e o respeito às individualidades.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Laboratórios de Química, Física e Biologia: contribuem para a compreensão dos conceitos estudados, por meio da experimentação;
Sala multimeios: amplia o universo da pesquisa e o acesso ao conhecimento, por meio de recursos tecnológicos;
Salas multiuso: estimulam a aplicação criativa e dinâmica dos conteúdos, possibilitando a fuga do conceito de sala de aula tradicional;
Biblioteca acadêmica: favorece que o estudante desenvolva uma visão abrangente e crítica acerca do mundo ao passo que aprimora o seu vocabulário e vivencia a pesquisa;
Sala de projeção: propicia a partilha de saberes, graças aos recursos audiovisuais nela disponíveis;
Áreas verdes e área de convivência: estimulam a colaboração e enaltecem valores inerentes ao convívio social, expandindo as possibilidades de ensino para além da sala de aula;
Sala de artes: possibilita aprofundamento de saberes acerca das artes plásticas, da música, do cinema, da publicidade, da arquitetura e de outras formas de expressão.

Ensino Médio


Mais que pela excelência, a sua proposta pedagógica é norteada por valores e princípios que estimulam a formação de cidadãos proativos, solidários e competentes, capazes de analisar, interpretar e transformar a realidade, solucionando problemas com criatividade e ética.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Conheça alguns dos ambientes e recursos que favorecem a construção de saberes:
Sala da 3ª Série: de uso exclusivo dos estudantes concluintes do Ensino Básico, estimula a criatividade, a autonomia e a troca de saberes, por meio do seu conceito não tradicional;
Laboratórios de Química, Física e Biologia: facilitam a compreensão de conceitos, favorecendo a realização de atividades práticas e de experimentação;
Sala multimeios: fomenta a pesquisa e a autonomia ante a construção de saberes, disponibilizando acesso à Internet por meio de computadores e tablets;
Salas multiuso: instigam a colaboração e a socialização, favorecendo a realização de aulas interativas e criativas;
Biblioteca acadêmica: incentiva a leitura e a pesquisa, além de oportunizar o acesso às mais diversas obras literárias, visando à preparação para as provas de ingresso ao Ensino Superior;
Sala de projeção: propicia a exposição de conteúdos por meio de ferramentas audiovisuais;
Áreas verdes e área de convivência: convidam à realização de estudos ao ar livre, transcendendo o espaço da sala de aula, além de proporcionarem momentos de lazer e descontração aos adolescentes.

Integral


Uma opção voltada às crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, a atividade extracurricular oferece, no turno inverso ao ensino regular, oficinas de informática, culinária, artes, literatura, psicomotricidade, xadrez, LIBRAS e língua estrangeira, além de acompanhamento para a realização das tarefas escolares e momentos de recreação e descanso. “São atividades que estimulam a autonomia e a cooperação, primando pelo acolhimento e pelo bem-estar do educando, a fim de que ele perceba a escola como uma extensão da sua casa”, salienta a coordenadora educacional, Ana Paula Jury.

Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

Medidas de segurança


Entre as medidas adotadas pelo Colégio Notre Dame Aparecida visando à segurança de seus estudantes, estão:
- O uso obrigatório do uniforme escolar;
- A utilização de agenda para o envio de recados e informações;
- O monitoramento pessoal da entrada e da saída escolar;
- O seguro escolar conveniado;
- O videomonitoramento das instalações.

Fomento à arte, à cultura, aos esportes e a religiosidade


Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image
Responsive image

- Espetáculos e homenagens;
- Feira do Conhecimento;
- Semana Cultural;
- Gincana Pedagógica;
- Sarau Literário;
- Clubes do Conhecimento;

- Atividades Extrcurriculares;
- Jogos Interséries;
- Momentos de Espiritualidade;
- Ações Solidárias;
- Dias de Formação;